data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto Eduardo Ramos (Especial)/
Será nomeada, ainda neste mês, a próxima gestão da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que deve administrar a instituição no próximo mandato, que seguirá entre os anos de 2022 a 2025. Compõem a lista tríplice, que será nomeada pelo Governo Federal, os professores Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira. Se respeitada a decisão da comunidade acadêmica, como é a tendência, o atual vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, deverá assumir a reitoria.
A nomeação de Schuch deve ser feita até o dia 23 de dezembro, data em que se encerra o mandato do atual reitor da universidade, professor Paulo Afonso Burmann. Se não ocorrer nesta data, a aposta é que fique para o dia 28, dia em que o ministro da educação, Milton Ribeiro, retorna de férias.
Contrato do transporte público é prorrogado por mais seis meses em Santa Maria
Apesar de o atual governo ser conhecido por não seguir a ordem de votação da lista tríplice ao nomear o reitor, isto é, não efetivar os mais votados pelo conselho acadêmico, a confiança da comunidade na nomeação de Schuch é grande.
Em sua futura gestão, as grandes bandeiras de Luciano Schuch como reitor serão a desburocratização da universidade, a tornando mais próxima e acessível à comunidade, e buscar a excelência do ensino, conceito definido pelo Ministério da Educação (MEC) e que deve ser atingido no ano que vem.
- É um grande desafio dar continuidade a este projeto que a gente já vinha fazendo parte e que consolidou a universidade em diversas áreas, mas agora com uma nova forma de fazer gestão. A gente quer uma universidade cada vez mais próxima da sociedade e para isso a extensão, a pesquisa, a inovação e a tecnologia estão muito presentes na gestão.
Brasil anuncia doação de 10 milhões de doses de vacina
Schuch deve manter a linha de trabalho que já vinha fazendo junto à Burmann, mas se diferenciando em algumas áreas, principalmente no contato com o servidor:
- Nós vamos estar muito próximos, tentando cada vez mais que o conhecimento gerado na universidade, seja colocado à disposição da sociedade. Sem falar que fazemos um ensino de qualidade, e por isso a gente busca uma universidade de excelência, e para isso contamos com os servidores. A gente quer estar muito próximo de Santa Maria, do nosso estado e do nosso país, integrando os campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, porque a gente sabe que se a gente transformar a nossa região, a gente acaba transformando o país e o mundo.
ENTENDA A LISTA TRÍPLICE
Em votação dos conselhos superiores da UFSM, realizada no dia 28 de julho, ficou definido os votos para reitor e vice-reitor, que foram enviados para o governo federal para nomeação. Participaram da votação os membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, o que totalizou 121 votos. Os três mais votados compõem a lista tríplice, que são:
- Para o cargo de reitor: Luciano Schuch foi o mais votado, com 42 votos, seguido das professoras Martha Adaime, com 32 e Cristina Nogueira, com 29 votos.
- Para vice-reitor: a pessoa nomeada pelo governo para a reitoria deve indicar o nome para o cargo de vice-reitor, em que, neste caso, são os mesmos nomes compõem a lista. A mais votada para o posto de vice foi Martha Adaime com 49 votos, em segundo Luciano Schuch com 33 votos e Cristina Nogueira com 23 votos.
Santa Maria tem 35 focos do mosquito da dengue segundo último relatório
FUTUROS GESTORES
Luciano Schuch é atual vice-reitor da UFSM. Doutor em Engenharia Elétrica na UFSM, ele é professor do programa de pós-graduação em engenharia elétrica da UFSM. Schuch já foi chefe de departamento, coordenador de curso e diretor do Centro de Tecnologia da UFSM.
Martha Adaime é formada em Química Industrial pela UFSM e doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Na UFSM, Martha é professora do Centro de Ciências Naturais e Exatas e atualmente é chefe de Gabinete do Reitor.
Cristina Nogueira faz parte do ranking dos 600 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo. Tem formação em Farmácia pela UFSM e é doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora do programa de pós-graduação em bioquímica toxicológica da UFSM.
*Colaborou Eduarda Nenê da Costa